fbpx

O QUE É PULVERIZAÇÃO ELETROSTÁTICA

Na ponta do bico a um pequeno eléctrodo que se aplica uma carga eléctrica para o pulverizador. A carga elétrica provoca uma força natural de atração entre as gotas de pulverização e a superfície do alvo. A carga das gotículas embora pequena, produz uma força 75 vezes maior que a da gravidade.

As gotículas literalmente invertem a direção e se movem para cima, contra a gravidade, ao passar a superfície alvo. O fenômeno notável, através da qual as gotículas reveste os lados inferiores  e as partes traseiras do alvo é conhecido como “wraparound”(envolver em torno, ”abraçar”). Em termos práticos, isto significa que as gotas atingem até os menores cantos e brechas dos objetos.

A CIÊNCIA POR TRÁS DA PULVERIZAÇÃO ELETROSTÁTICA

 

Entender a pulverização tem sido um desafio intelectual formidável. Sua definição base é a conversão de líquidos a granel em gotículas ou micro gotas e distribuí las em uma superfície de forma homogênea. O progresso tem sido lento e incompleto. Paradoxalmente, sem exceção, a eletrostática, é mais complexa do que a pulverização convencional, mas é mais fácil de entender

As vantagens potenciais da pulverização eletrostática levaram a uma perspectiva mais “global” ou “termodinâmica”, que capta as características essenciais de seu comportamento geral.

A pulverização eletrostática envolve a segunda força mais forte da natureza (a força nuclear): a força elétrica de alcance infinito que atua sobre uma grande gama de elementos distintos. Cada gota de spray carregada está intimamente interagindo na velocidade da luz com todas as outras gotículas

Dessa perspectiva, a velocidade da gotícula é irrelevante e a posição de uma gota é fixa em relação a todas as outras gotículas. As gotículas eletrizadas/carregadas são “bem distribuídas”:

existe um equilíbrio dentro de um sistema de entropia onde a cobertura e deposição é máxima, já que cada gotícula se separa de todas as outras gotículas ou partículas em direção ao alvo.

Dúvidas? Clique aqui!

WHATSAPP

Cobertura completa e uniforme

Na imagem, o corante fluorescente mostrado à direita, observe que houve uma cobertura completa sobre a maçã pulverizada utilizando eletrostática.  O spray tingido foi capaz de envolver em torno a bola para uma aplicação perfeita.

DE COULOMB – A FORÇA ELÉTRICA ENTRE DOIS CORPOS OU LEI DE COULOMB – A FORÇA ELETROSTÁTICA

 

A Lei de Coulomb é uma lei da física que descreve a interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas. Formulada por Charles Augustin Coulomb, refere-se às forças de interação (atração e repulsão) entre duas cargas elétricas puntiformes, ou seja, com dimensão e massa desprezível.

O que a Lei de Coulomb enuncia é que a intensidade da força elétrica de interação entre cargas puntiformes é diretamente proporcional ao produto dos módulos de cada carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa

Sabemos que cargas de sinal igual repelem-se enquanto cargas de sinais opostos atraem-se, como mostra a figura abaixo:

O princípio então da pulverização eletrostática é colocar uma carga às gotículas otimizando o rumo ao seu alvo.

Dúvidas? Clique aqui!

WHATSAPP

AS PROPRIEDADES DAS GOTÍCULAS CARREGADAS  / ou O PODER DAS GOTAS CARREGADAS

 

A carga transmitida a uma gota irá alterar o comportamento e as características das gotículas, ao sair do bico. Uma vez carregada, a gota procura um chão, neste caso o alvo da pulverização, a planta.

Os caminhos/direção das gotículas não serão aleatórios. Ao contrário, elas serão governadas pela repulsão da Lei de Coulomb e pela física das gotículas carregadas eletrostaticamente.

Elas tenderão a cobrir todo o alvo, mesmo aquelas superfícies e facetas alvo inacessíveis através de um caminho direto e linear a partir da fonte pontual (bico) de pulverização. Elas serão muito menos suscetíveis a correntes de ar aleatórias e deriva de aerossóis.

BENEFÍCIOS DA PULVERIZAÇÃO ELETROSTÁTICA

s

Menos Resíduos Químicos

  O método por eletrostática comparado a método convencional mostra 300% melhor penetração na pulverização e cobertura. Apenas 15% a 20% do spray de pulverização convencional termina-se sobre as plantas, com 51% de produto químico desperdiçado no chão.

Retorno sobre o invetimento

  Melhor cobertura na pulverização equivale a reduzir o consumo de produtos químicos e retorno mais rápido sobre investimento. A maioria dos usuários reduzem os custos por 30-60% e ainda vê resultados efetivos a partir de seu programa de pulverização.
N

Ambientalmente Correto

  Benefícios ambientais incluem redução de resíduos químicos e os melhores resultados. Diminui as perdas por deriva, aumentando a entrega, permitindo plantas mais sadias com menor consumo de defensivos.

Confiável

 A tecnologia de pulverização eletrostática é simples mas eficaz e mais fácil de manuseio. Significa carga máxima para a melhor cobertura e penetração de pulverização.

PULVERIZAÇÃO ELETROSTÁTICA

Vídeo realizando teste de demonstração da tecnologia de pulverização eletrostática na feira Expointer - entrevistado pelo pessoal do AGROOFICIAL (instaram @agrooficial).

O teste mostra a deposição de gotas da parte inferior com o sistema ligado. O mesmo princício de aplica na agricultura, seja no algodão, soja, milho, feijão, tomate, café qualquer cultura em geral.

DESINFECÇÃO ELETROSTÁTICA

Vídeo realizando teste de demonstração da tecnologia de pulverização eletrostática na Clínica Veterinária Cândido Mariano em Cuiabá/MT em maio de 2020.

O teste mostra a eficiência da  deposição de gotas e cobertura da aplicação eletrostática. Melhor sistema de aplicação para desinfeçao de ambientes.

Confira ao vídeo ao lado.

 

CONHEÇA AS POSSIBILIDADES

AGRICULTURA

pe_de_feijao-wide

DESINFECÇÃO

Young smiling doctor standing in hospital with colleagues talking to patient in background

ENTRE EM CONTATO E OTIMIZE A SUA APLICAÇÃO